sábado, 8 de junho de 2013

Recomeçando...

Já se passou mais de um ano desde meu ultimo post... mas agora sinto a necessidade de recomeço!!! Sim... porque recomecei minha vida... Vamos então as novidades!

Eu e meu (ex) marido voltamos!!! Pura felicidade!! Uma nova maneira de nos tratar, uma nova maneira de administrar a casa e... nossas filhas!!! A primeira medida foi diminuir a jornada de trabalho do Lucas para que ele pudesse dar mais atenção as meninas e passar mais tempo com elas. Outra coisa foi estabelecer rotina... sempre foi uma coisa difícil para mim, mas finalmente consegui! Hora de comer, assistir TV (ainda vou escrever sobre isso!), fazer atividade em casa, tomar banho, dormir... enfim!! É complicado pois eu trabalho fora e nem todos os dias estou aqui em casa no horário. Mas sigo tentando!!!

Em meio a esse recomeço, pela primeira vez tive problemas na escola da Joana, ela sem material... a direção também não capacitou a professora para recebe-la em sua sala! Passei da fúria para a mudança, não sou pedagoga, mas tenho boa vontade... decidi então ser a professora dela. Em casa venho fazendo trabalhos diferentes de reconhecimento de vogais e cores. Iniciei com o reconhecimento da vogal "A"... ela respondeu muito bem a isso, então depois de alguns dias relacionei a letra "A" com a cor "A zul", porque azul, além de começar com "A", é bem mais fácil do que Amarelo e também é uma cor primaria. Sim pensei em tudo isso!!

E é lindo ver ela abrindo a boca e soltando um "A" para tentar falar Azul.

A raiz dos problemas... a maioria das pessoas são desinformadas, e porque querem, pois hoje na internet se tem todas as respostas. As pessoas relacionam Paralisia Cerebral (PC), com retardo e/ou problemas cognitivos e intelectuais, quando na verdade a PC (se não for associada a mais nada) é simplesmente um problema motor. As pessoas com PC tem dificuldade de se locomover, de falar, apalpar, agarrar... enfim... coisas motoras! Elas são extremamente sensíveis e muitas vezes muito inteligentes... e elas tem uma vontade incrível de aprender as coisas. Elas interagem socialmente, entendem, e são acima de tudo PESSOAS que merecem ser tratadas de forma igualitária.

Mas preciso dizer, não tem coisa que me irrita mais do que ouvir frases do tipo SER DIFERENTE É NORMAL, não, não é normal, tanto que é diferente! Deve-se tratar pessoas diferentes, especiais, deficientes (use aqui o termo que achar melhor, só não me diga PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, pois esse é um outro erro para um outro post) de forma normal, igualitária; porém elas não são iguais, normais. Normal é andar, falar, correr, brincar, saltar... Digo isso porque lido e aceito muito bem o fato de minha filha ser especial e ter PC, isso nunca foi problema pra mim! Não devemos rotular.

Voltando ao fato de eu me auto intitular "pedagoga da minha filha"... sei que não sou, não sou formada em pedagogia e respeito muito essas profissionais. Mas sou só da minha filha... porque pareço ser a única que busco soluções pedagógicas para ela aprender. Com boa vontade (e eu tenho de sobra), se é capaz ensinar o que quiser a quem quiser, pode demorar, mas se você quiser, você consegue!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário