sábado, 15 de junho de 2013

2º assunto !!!

Nomenclaturas... Normalmente as pessoas se constrangem quando encontram pessoas deficientes, ficam sem jeito e se perguntam interiormente como chamar (sim isso é nítido no rosto de vocês!). Eu quando percebo já falo, é ela é deficiente!
Segundo o dicionário deficiente é um adjetivo masculino/feminino que quer dizer: que tem deficiência, falho, imperfeito, incompleto. Eu não acho feio ou subjetivo se usar esse termo, algumas pessoas se ofendem, outras simplesmente não gostam, mas esse é normalmente o termo que uso.
Hoje em dia um termo muito usado é “especial”, ok. Afinal especial é: peculiar a uma pessoa ou coisa; privativo, singular, exclusivo: aptidão, autorização especial. Fora do comum, excelente, notável. Eu particularmente não prefiro.
Mas a nomenclatura (e essa é a maneira legal para se reportar a tais pessoas) PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS é ridícula! E aqui fica meu apelo ao judiciário, revejam seus conceitos (com todo o meu respeito!). Então vamos as vias de fato, “portador”= portar que segundo o dicionário é levar, conduzir, carregar; então eu porto uma caneta, a pego na sala e a levo até a cozinha e a deixo lá... eu pego meu carro, conduzo-o  até a garagem e o deixo lá... eu carrego a minha bolsa, e a deixo no descanso da cadeira. Agora alguém então pode me explicar como se “porta” uma deficiência?? Fico imaginando a Joana, ela pega a PC dela, porta até a cama, a deixa lá e sai andando. Ou então ela “porta” a cadeira de rodas dela (sua necessidade especial) até o carro, senta na cadeirinha, e quando chega a escola levanta e sai andando e sua cadeira fica no carro mesmo! NÃO, pessoas deficientes não são “portadoras de necessidades especiais”, deficientes “TEM necessidades especiais”, afinal ter = possuir, e o que você possui é seu, e você não pode simplesmente deixar para traz, como se pode deixar um casaco.
E não, não é preconceito chamar uma pessoa de deficiente! A não ser que ela não o seja. É preconceito sim chamar pessoas normais de “retardado mental”, “gardenal” e outras coisas subjetivas. Isso sim me ofende, isso me enfurece!

Agora se você me perguntar o que a Joana é, ela é Deficiente Física. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário