sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E quando laços se rompem???

Após alguns meses, voltei para um novo post. Precisava desse tempo, pensar, pensar, pensar... Em novembro passei pela fase mais dolorosa da minha vida, em meio a um turbilhão de emoções, erros e acertos me divorciei do pai das minhas filhas. Em meio ao caos, numa única coisa eu e o Lucas conseguimos chegar a um acordo, nossas filhas não tinham absolutamente NADA a ver com a separação que era NOSSA.

Separações sempre são muito difíceis, para todos os envolvidos, o casal, pais, filhos, famílias, amigos... então surge uma dúvida, como amenizar a dor das crianças nesse momento difícil. Não tenho uma fórmula secreta de como fazer, e muito menos sei se a maneira como agi é realmente a mais correta. Mas estou tentando. Aceito críticas e sugestões...

No primeiro momento eu me anulei, tentei viver mais ainda por elas. Mas ainda era pouco, então li livros e artigos de como lidar com essa situação. Embora eu estivesse lidando com mais problemas do que apenas a separação, eu enfrentei tudo de maneira a fazer o melhor para minhas filhas.

Eu sou aquela mãezona mesmo, coruja de tudo, entre qualquer coisa e minhas filhas, elas certamente ganharão. Exceto Deus!

No meu caso foi um pouco mais difícil, pois fui eu com as meninas que saí de casa (na verdade nossa moradia era emprestada pela mãe do meu ex marido, portanto eu não poderia, e nem queria ficar lá). Voltei para a casa dos meus pais. Então já houve uma mudança brusca na vida das meninas, elas não tinham mais o quartinho delas, o espaço delas e por um momento nem os brinquedos delas, enquanto a mudança não chegou as duas dividiram uma cama de solteiro. Mas expliquei que era apenas uma situação passageira, então aqui fica a minha primeira dica:

SEMPRE DIGA A VERDADE AS CRIANÇAS, NÃO SUB JULGUE  A CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DELAS (claro que não é necessário todos os motivos, dependendo da idade isso só poderá ser feito no futuro, mas diga que o papai e a mamãe não vão mais morar juntos, mas que essa não é uma separação entre elas e o pai.)

As crianças não podem ser motivo para um casal não separar, e isso eu só constatei agora. Converse com qualquer pessoa que sabe que os pais não se separaram, ou se separaram tarde  "por causa dos filhos", vou relatar as palavras da minha prima, ela disse isso para a mãe dela quando essa argumentou que "aguentou o pai por causa delas" - as filhas. "Então, você quis aguentar e fez sofrer todo mundo, você, meu pai e nós três. Se tivesse se separado antes todos nós teríamos sido mais felizes". Então se o seu casamento não está indo bem, você sente vontade de se separar, tente tudo, esgote todas as possibilidades, aconselhamento cristão, terapia de casal, uma viagem... e o que mais você quiser. Mas quando viu que realmente não tá dando, separe antes de fazer as pessoas sofrerem mais.
Eu acredito que Deus possa restaurar casamentos, mas desde que os envolvidos estejam realmente empenhados nisso. Eu posso dizer que eu esgotei todas as possibilidades. Não quis aceitar o fim, sofri, errei e fiz os outros sofrerem.

Mas as crianças... dica 2...

AS CRIANÇAS NÃO PODEM SAIR DA ROTINA (escola, atividades extras, parques, e tudo o mais que elas estiverem acostumadas a fazer).

Confesso que eu mesma errei nisso, por estar meio depressiva, deixei de leva-las a escola. Fiquei mimando elas em casa, achando que estava fazendo melhor, mas errei. Segundo o que li, o melhor é que elas continuem fazendo tudo que faziam antes. Elas já estarão sentindo falta do pai (as vezes da mãe), então o quanto menos mudar melhor.
Isso também se dá na hora de visitas, a princípio o Lucas estava com visitas livres, vinha sempre que sentia vontade, esse é um erro, é necessário que haja dias e horários fixados, e bem fixados. Pelas crianças, não, não é melhor elas verem o pai várias vezes num dia e nenhum no outro, etc... isso gera ansiedade, e pode até gerar depressão, portanto lembrem dessa terceira dica:

NÃO FAÇA NADA QUE POSSA GERAR ANSIEDADE NAS CRIANÇAS, UMA ROTINA BEM ESTIPULADA É SEMPRE O MELHOR PARA ELAS.

Depois das separação eu consegui estipular horários nas minhas filhas, agora elas tem hora de acordar, comer, tirar soninho, brincar, dormir... enfim... nunca consegui fazer isso antes, os horários nada flexíveis do Lucas, que é um típico trabalhador brasileiro, não me permitiam, pois ele também precisava de um momento com elas. Mas eu garanto, nada foi melhor para elas e para mim também, já que agora eu sei que as sete e meia da noite elas já estão deitadas para dormir, sei também que elas acordam as seis da manhã, tiram o soninho logo após o almoço, que acontece logo que chegam da escola. Ou seja, elas tem uma rotina e eu também. Voltei a ter vida. Agora eu tenho dia e hora pra faxina, posso fazer academia, ir na esteticista e fazer drenagem, modeladora, turbinada e tudo o mais... antes eu não tinha vida. A minha era uma completa bagunça, agora eu também tenho os meus horários.

Quarta e última dica de hoje:

TENHA UMA BOA RELAÇÃO COM SEU EX (essa é a parte mais difícil, sempre!).

Por mim eu teria uma relação de amizade e afeto com o ex, porém a situação não permite, mas espero que um dia ele possa ter comigo essa relação saudável. Hoje conversamos só o que diz respeito as crianças, e mesmo assim são poucas as concordâncias, mas a gente continua tentando...
Minha tia diz, ex se fosse bom não era ex, ex amigo, ex marido, namorado, amante, tudo o que é ex não é bom. Concordo com ela, se fosse bom, não era ex, seria atual. Porém quando se tem filhos no meio, acredito que se deva fazer o possível e o impossível para se ter uma relação saudável, agora sim pelas crianças, para amenizar sofrimento. Pelo menos na frente delas tem que ser tudo lindo sim. Eu faço!!! O Lucas faz!!! E você também pode, ou melhor deve!!!! Enquanto existir mágoas da separação,e no meu caso sei que é impossível que não haja, as coisas ficam mais difíceis, porém é preciso que a mágoa ceda, para que a convivência se torne mais branda para as crianças não sofrerem... cada um faz sua parte.

Para quem quiser melhores dicas eu indico meus autores preferidos Içami Tiba e María Jesús Álava Reyes. Mas não se esqueçam da Bíblia, que deve sempre ser nosso livro Mor!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário