domingo, 9 de junho de 2013

Assistindo TV

No último post, dois assuntos ficaram pendentes, assistir TV e termologia para pessoas com deficiência... então vamos ao primeiro, assistir TV!

Esse é um assunto que normalmente causa polemica... o que deixar ou não seus filhos assistir na TV. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, apenas para dizer como faço na minha casa... antes de ter TV a cabo, as meninas assistiam ao Quintal da Cultura e DVDs. Acho o quintal um programa maravilhoso, que ensina a lidar com diferenças (já que todos os apresentadores são uns diferentes dos outros) e traz desenhos e interações super interessantes, um programa que associa Dora, a aventureira (nosso desenho preferido), Escola pra cachorro e Palavra Cantada... o que mais querer???

Palavra Cantada é encantador... a maneira como eles ensinam através de musicas... simplesmente adoro (porém ainda não tira a atenção das minhas meninas), mas vale a pena fazer uma busca no YouTube e conhecer, caso você não conheça o trabalho deles... sensação!

Após a TV a cabo, minha antena está quase 90% do tempo na NickJr., porque os desenhos que passam lá são 100% educativos... os preferidos da galera aqui de casa:

  • Dora, a aventureira (se a tradução fosse feita literal seria Dora, a exploradora) ela viaja em passeios incríveis, onde ajuda as outras pessoas e animais, além disso ensina (e ensina mesmo!) formas, cores e inglês.

  • Equipe Umizoomi, são três personagens, cada um com o seu “poder”, que ensinam matemática... é incrível, pois a maioria das pessoas tem problema com matemática, mas se desde pequenos forem estimulados (e dessa forma tão legal) acredito que o trauma possa diminuir, com eles a Luiza aprendeu as formas, números, sequencias... é realmente muito legal!

  • Ni Hao, Kai-lan... é o mesmo formato da Dora, bem parecido, porém ela ensina Mandarim...

  • Go, Diego, Go, o Diego é primo da Dora, aparecia em alguns episódios dela, mas fez tanto sucesso que ganhou o seu próprio desenho... que simplesmente ensina coisas sobre os animais.

  • Bubble Guppies... como diz a Luiza os Bubble Guppies são muito arteiros... se passa numa escola no fundo do mar, sinceramente eu não gosto muito, mas elas gostam... a Luiza aprendeu sobre a Esfinge assistindo eles, então, acho que tem tido valia.
Bom esses são os preferidos... fora isso, raras vezes elas assistem Disney Jr, isso porque elas também gostam da A casa do Mickey Mouse e da Princesinha Sofia, que igualmente os desenhos da Nick são bem educativos.
Mas quando se fala em televisão, além de monitorarmos os programas, temos que ficar atentos ao quanto eles assistem, aqui em casa tenho uma regrinha, depois da soneca do almoço é permitido, fora quando eu passo as atividades, devido as terapias da Joana e natação da Luiza, não sobra muito tempo, então elas dividem entre brincar e assistir TV. Isso vai de acordo com o desenho que está passando. Porém, as 18h30 é hora de desligar, jantar e preparar para dormir!

Então fique a dica, quando o assunto é TV temos dois dilemas, duas coisas a supervisionar: Programação e Horario!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário